Você está visualizando atualmente É Hora De Voltar Às Aulas? Lembre-Se Da Saúde Bucal Das Crianças

É Hora De Voltar Às Aulas? Lembre-Se Da Saúde Bucal Das Crianças

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Cuidados

ref. Centro de Cuidado Bucal da Colgate

Enquanto as crianças de todo o país se preparam para o novo ano escolar que se aproxima, dentistas e pediatras aconselham os pais a estimular lanches mais saudáveis.

As crianças estão consumindo quantidades cada vez maiores de refrigerantes que podem aumentar o risco de obesidade e de doenças dentais, segundo a American Dental Association (ADA) e a American Academy of Pediatrics (AAP). As organizações de saúde estão recomendando que os pais estimulem seus filhos a consumir bebidas nutritivas, tanto na escola quanto em casa.

Crianças e jovens com idades entre 6 e 19 anos consomem volumes significativamente maiores de refrigerantes do que de leite ou suco todos os dias. Meninos e meninas adolescentes estão bebendo duas vezes mais refrigerantes do que leite e um terço dos meninos bebem pelo menos três latas ao dia. O consumo de leite, a principal fonte de cálcio na dieta típica americana, diminui conforme os refrigerantes se tornam a escolha favorita das crianças.

“As bebidas adocicadas são a principal fonte de açúcar adicionado na dieta diária das crianças”, diz Renee Jenkins, M.D., vice-presidente da AAP. “Cada porção de 350 ml de uma bebida gaseificada e adoçada contém o equivalente a dez colheres de chá de açúcar. Os pais não apenas deveriam desestimular seus filhos a beber refrigerantes como também deveriam dar o bom exemplo, escolhendo eles também bebidas mais saudáveis”.

Os dentistas há muito tempo reconhecem que a boa nutrição tem uma ligação direta com a boa saúde bucal, segundo a dra. Kimberly Harms, da orientação ao consumidor da ADA.

“Quando os dentes entram em contato freqüente com refrigerantes adocicados e outras substâncias contendo açúcar, o risco de cárie dental, que é a doença mais comum da infância, aumenta, bem como aumenta o potencial de erosão do esmalte dental”, explica a dra. Harms. “Crianças e adolescentes são mais suscetíveis à cárie provocada por refrigerantes porque seu esmalte dental ainda não está totalmente desenvolvido”.

As máquinas de vender das escolas e alguns arranjos contratuais com fornecedores influenciam os padrões de consumo da juventude e aumentam o acesso aos refrigerantes, dizem a ADA e a AAP. As organizações condenam esses arranjos que têm como alvo crianças e estimulam o consumo de refrigerantes.

Pediatras e dentistas recomendam que as crianças escolham bebidas que hidratem e contribuam com a boa nutrição, tais como suco de frutas não adoçados, leite semi-desnatado, desnatado ou com sabor, sucos de vegetais e água.

Na promoção da boa saúde, os pais também são estimulados a fazer dos exames dentais uma parte regular da rotina de volta às aulas, que inclui a realização de todos os exames de saúde e as imunizações necessárias a tempo para o novo ano escolar.