Você está visualizando atualmente Férias Escolares e as Cáries

Férias Escolares e as Cáries

Neste mês de  férias escolares a preocupação com cáries deve ser redobrada, principalmente nos pequenos.

Neste período,  há um aumento do consumo de doces e  refrigerantes que podem aumentar o risco de obesidade e de doenças dentais.

Segundo a American Dental Association (ADA) e a American Academy of Pediatrics (AAP) os pais devem estimular seus filhos a consumir bebidas e alimentos nutritivos, tanto na escola quanto em casa. Uma boa nutrição tem uma ligação direta com a boa saúde bucal.

Na realidade, o que aumenta o risco da aparição de cáries não é a quantidade de açúcar nos alimentos consumidos, mas sim a frequência da ingestão desses produtos associados a uma higienização dentária deficiente.

Os açúcares e demais substância contidos em doces, frutas secas, biscoitos, refrigerantes, batata frita, entre outros, combinam-se com a placa bacteriana e produzem substâncias que atacam o esmalte do dente. Assim, a probabilidade de aparecer uma cárie aumenta.

Sabemos que isto não é a rotina da dieta alimentar familiar, mas devemos ficar mais atentos neste período.

E o que fazer para minimizar o problema?

Uma das soluções é proporcionar uma maior frequência da escovação, principalmente após eventos onde há o consumo de alimentos que possam aumentar o risco de cáries.

E aproveite este período para passar no seu dentista e fazer uma avaliação.  Assim estará evitando problemas futuros e minimizando a chance de estragar um belo passeio!