Você está visualizando atualmente Ortodontia sem segredo
My wife Linda shows off her braces with a nice cayenne flower

Ortodontia sem segredo

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Ortodontia

Estudos mostram que adolescentes preocupam-se muito com a aparência física e imagem pessoal dentro do grupo de amigos. Para eles, a aparência física representa o bem mais valioso que possuem. É muito comum, na rotina do consultório odontológico, adolescentes mostrarem-se insatisfeitos com o sorriso, seja por desalinhamentos dentários severos ou até por pequenos espaços entre os dentes.
O uso do aparelho ortodôntico cria ansiedade entre os adolescentes e gera uma série de dúvidas entre pais e filhos. Vamos, de uma maneira bem sucinta, tentar tirar algumas delas.

Qual é a hora certa para colocar aparelho?
O acompanhamento feito pelo dentista durante a infância da criança é de suma importância. Não é necessário completar a dentição permanente para iniciar o uso do aparelho ortodôntico. Crianças com dentição decídua (de leite), ou mista (de leite e permanente) que apresentem uma má oclusão já podem iniciar o uso do aparelho ortodôntico.

Que tipo de aparelho usar? Fixo ou móvel?
O tipo de aparelho a ser usado depende da
idade do paciente, da técnica a ser empregada e qual tipo de “problema” o paciente apresente. De uma maneira bem simples podemos resumir da seguinte maneira: pacientes com dentição de leite e mista usariam aparelho móvel e pacientes com dentição permanente usariam aparelho fixo.

Qual o tempo de uso de aparelho?
É difícil precisar o tempo de uso do aparelho. Porém, em média, dizemos dois anos, quando o tratamento é com aparelho fixo. Lembrando que é apenas uma estimativa.
Para pacientes com dentição de leite e mista, o uso do aparelho não é continuo. Instala-se o aparelho móvel e este será usado para aquela determinada má oclusão (“problema detectado”). Resolvido o problema do momento, suspende-se o uso e aguarda-se o crescimento, voltando a usar um outro aparelho mais adiante, de acordo com a necessidade deste segundo momento, seja um fixo ou outro móvel.

Existe limite de idade para colocar aparelho?
Essa é uma pergunta muito freqüente, mas muito simples de ser respondida. Não existe limite de idade para colocar aparelho. Desde que o paciente apresente saúde bucal, todo paciente pode e deve usar aparelho. O uso do aparelho ortodôntico vai desde problemas severos de mordida (má oclusão) até simples fechamentos de pequenos espaços entre os dentes (diastemas).

Quais os cuidados a serem tomados quando se está usando aparelho?
Hábitos diários de higiene bucal devem ser redobrados quando o paciente está usando aparelho ortodôntico. A aparelhagem ortodôntica propicia o acumulo de alimentos, levando à formação de placa bacteriana com maior freqüência, daí desencadeando uma série de problemas dentais e descolamento das peças ortodônticas (brackets).

Existe aparelho SÓ para enfeite?

NÃO EXISTE APARELHO SÓ PARA ENFEITE

Criou-se uma moda entre os adolescentes (moda absurda, diga-se de passagem) que o aparelho pode ser um enfeite, uma modinha. Isso pode acarretar sérios problemas, inclusive a perda dos elementos dentais. É muito comum encontrar no comércio popular vídeos demonstrando a colocação de aparelhagem ortodôntica, troca de “borrachinhas” e maneiras diferentes de usar o aparelho.

Somente um dentista habilitado pode colocar e fazer a manutenção de aparelho. É de suma importância que pais e responsáveis fiquem atentos a essa prática absurda que virou moda.